Home  |  Oscip  |  Objetivos  |  Metodologia  |  Atendimento Médico  | Localidades
Rally dos Sertões  |  Microcrédito  |  Apoios e Patrocínios  |  Prêmios  |  Logística  |  Fotos e Dados

 

PROGRAMA DE MICROCRÉDITO

O Instituto Brasil Solidário, em parceria com um grupo de profissionais da The Fletcher School (Boston, EUA), está desenvolvendo um trabalho inédito para a realização de um programa experimental de Microcrédito no Brasil.

O Microcrédito é um incentivo financeiro caracterizado, principalmente, pelos juros baixos e condições diferenciadas de pagamento e retorno ao investidor. Trata-se de um incentivo voltado exclusivamente a pessoas de baixa renda.

Muito comum em países da Ásia e América Latina, este serviço tem como público-alvo novos empreendedores (pessoas físicas ou registradas sob a forma de associação / cooperativa) localizados em comunidades carentes do interior.

No Brasil, o programa tem como objetivo destinar pequenos empréstimos financeiros direcionados para a promoção e o desenvolvimento de novos negócios ou idéias com objetivos comerciais e de geração de renda.

O Programa de Microcrédito está sendo desenvolvido em fases:

FASE I - 2006

Estudo e Análise de Comunidades: compreende a localização, a visita e a escolha de diversas comunidades já pesquisadas pelo IBS / Trilha Brasil. Serão mapeadas as potencialidades econômicas destes locais assim como os empreendedores que receberão o crédito.

Serão passíveis de empréstimo, inicialmente, ações ligadas à agricultura familiar e ao cooperativismo, à infra-estrutura em turismo, à alimentação, à produção de artesanato em escala e às iniciativas de aumento da renda familiar.


FASE II - 2007

Operação e Transição: compreende a efetivação do empréstimo financeiro / crédito, determinação individual de taxas e prazos para pagamento e realização de cursos direcionados para os empreendedores.

A transição também possibilitará, de imediato, novos empréstimos para aqueles que já tiverem saldado parte de suas dívidas, bem como a possibilidade de abertura de novos produtos e aumento de crédito às pessoas e às entidades envolvidas.


FASE III - 2008

Distinção dos Serviços de Crédito e da Instituição: criação de uma instituição financeira oficial de microcrédito voltada à multiplicação dos serviços oferecidos, incluindo poupança e cartão de débito locais e também fundos de investimento.

Com os resultados iniciais alcançados com sucesso haverá, a partir da fase III, uma conseqüente abertura da possibilidade de crédito para novos empreendedores localizados em qualquer local do Brasil.


Seja parceiro dessa iniciativa!

 
  © 2007 / 2008 - Trilha Brasil - Todos os direitos reservados
  Av. Jorge João Saad, 241 - 1o andar - Morumbi - São Paulo - CEP: 05618-000 - Tel: (11) 3791-0015